A organização do trabalho docente na educação infantil
As funções do profissional da Educação Infantil estão passando por reformulações profundas, o que se esperava dele há algumas décadas, não correspondem aos dias atuais. Portanto neste trabalho busca-se analisar e refletir sobre tópicos que são importantes na pratica do professor da Educação Infantil.
Compreender o mundo da criança, respeitando suas vivencias e particularidades, o cuidar e o educar como indissociáveis, o que faz com que o professor tenha que estar em permanente estado de atenção para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas. Usar o planejamento como aliado para uma melhor prática docente, tendo as avaliações como instrumentos para repensar seu trabalho em sala de aula.
O conhecimento de métodos e técnicas que facilitam o aprendizado e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. A importância do lúdico, como mais um importante instrumento, e que deve ser pensado como um recurso dentro de uma proposta pedagógica em que leve em conta os objetivos da Educação Infantil.
O desenvolvimento integral da criança de zero a seis anos.
2 DESENVOLVIMENTO:
A concepção de infância que temos hoje tem mostrado uma concepção já definida, porém esta definição não foi criada no momento atual, ela vem de uma construção histórica com raízes no passado. As crianças já foram consideradas sem importância, eram mantidas misturadas aos adultos, sendo mais tarde levadas aos colégios, vistas como seres não pensantes. Após a Revolução Industrial onde foram criadas as primeiras creches, devido ao trabalho feminino, a concepção de infância passa a ser vista de acordo com um padrão pré-estabelecido de cultura, ou seja, as menos favorecidas socialmente eram inferiores.
No século XX houve uma mudança na concepção do que é ser criança, a infância começou a ser vista como etapa fundamental na formação humana, partindo desta concepção as instituições educacionais devem respeitar a criança entendendo-a como sujeito social e histórico. A criança