Antropologia
Professor: Haroldo Luiz Bertoldo
Aluna: Thaina de Paula Lopes
Data: 14-03-2013
2º período
Polo de Caratinga
* Elabore e responda três questões
1- Segundo uma pesquisa feita e publicada por Enid Schildkrout, ele estuda crianças de Hausa segundo ele qual seria o papel social da criança na concepção tradicional?
Para o autor o papel social da criança, na concessão tradicional e o papel de aprendiz, um papel passivo, a menos que seja um delinquente. A infância e vista enquanto um ensaio para a vida adulta e a socialização bem sucedida, ou se transformar em desviante, nos casos da socialização fracassada. 2- O que apontam os conhecimentos produzidos com pesquisas provenientes da etnologia indígena brasileira?
Apontam a corporal idade como um aspecto imprescindível para que se possa compreender e conhecer verdadeiramente as crianças, constituindo como contribuições relevantes para os estudos da antropologia da criança. 3- Quando e quem descobriu a necessidade de um estudo interdisciplinar sobre a infância?
A necessidade de estudo interdisciplinar sobre a infância foi apontada nos anos 1970 por Rosemberg, que ao criticar a tradição de pesquisa na psicologia, sugere que se amplie a visão; enquanto a psicologia não fizer apelo a antropologia, continuaremos apenas em ensinar crianças. Rosseti-Ferreira (2004) mostra que a psicologia do desenvolvimento assumiu a necessidade de apreender e analisar os fenômenos complexos em suas múltiplas dimensões, de maneira integrada e inclusiva.
Bibliografia: * U3a. BUSS-SIMÃO. Antropologia da criança. * U3b. MÜLLER; HASSEN. A infância pesquisada. * U3c. VALENTE. Usos e abusos da antropologia na pesquisa educacional. * U3d. CORSARO. Entrada no campo, aceitação e natureza da