saude publica no df
*Saúde pública do DF é sobrecarregada principalmente com demandas de outras regiões e com a falta de EPI (equipamento profissional individual).
*Com o sistema sobrecarregado, e a falta de EPI a qualidade no atendimento cai, tanto para os pacientes e profissionais de saúde que ficam insatisfeitos. Para piorar, há deficiência de profissionais, sobretudo em clínica médica.
Em relação a equipe de enfermagem: Os Equipamentos de Proteção Individual permitem aos profissionais da equipe de enfermagem exercer os cuidados aos pacientes de forma segura, não colocando em risco a saúde do paciente e zelando pela integridade física dos mesmos...
*apesar da maioria profissionais estarem cientes dos riscos que correm no exercício profissional, esses equipamentos nem sempre são utilizados, especialmente por falta de:
-disponibilidade
- falta de hábito
-falta de disciplina
- descuido
-desconforto
- incômodo.
*Dos equipamentos utilizados, as luvas são as que possuem mais adesão por conta da preocupação com a epidemia de HIV/AIDS que enfatizou a necessidade do uso rotineiro de luvas ao lidar com fluidos corporais.
*A falta de adesão aos EPI´s podem ter conseqüências graves:
-punição aos empregadores
-contaminação de pacientes e funcionários por doenças transmitidas em contato com sangue e vias aéreas.
Durante o exercício da profissão, pode haver o contato físico com substâncias tóxicas, equipamentos e materiais contaminados, submetendo a equipe de saúde aos riscos de contrair doenças infecto-contagiosas e de acidentes no ambiente hospitalar, e outros fatores como:
. fatores biológicos:
- exposição a fluidos e secreções corpóreas
- sangue e materiais contaminados
- fluídos orgânicos
. fatores relacionados aos riscos físicos:
-exposição à radiação
- temperaturas elevadas