trabalhos feito
Capacitor ou condensador, é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.
O capacitor se parece um pouco com uma bateria. Embora funcionem de maneira totalmente diferente, tanto os capacitores como as baterias armazenam energia elétrica. Uma bateria possui dois pólos. Dentro da bateria, reações químicas produzem elétrons em um pólo e absorvem elétrons no outro. O capacitor é um dispositivo muito mais simples, e não pode produzir novos elétrons (ele apenas os armazena).
Como a pilha, o capacitor possui dois terminais. Dentro do capacitor, os terminais conectam-se a duas placas metálicas separadas por um dielétrico. O dielétrico pode ser ar, papel, plástico ou qualquer outro material que não conduza eletricidade e impeça que as placas se toquem.
2. Capacitores
2.1. Tipos de Capacitores
A história dos capacitores começa em 1745 com a famosa experiência da garrafa de Leyden projetada por Pieter van Musschenbroek na Holanda. A experiência que conduziu à garrafa de Leyden era realizada com uma máquina eletrostática, um varão de ferro suspenso do teto na horizontal por fios de seda (isolante) e uma garrafa de vidro com água. A máquina era constituída por uma roda com manivela ligada por uma correia a um globo de vidro que podia rodar em torno de um eixo. Um dos experimentadores fazia rodar o globo através do acionamento da manivela. Um segundo experimentador assentava as mãos sobre o globo de vidro para produzir eletricidade por frição. Noutra parte do globo era estabelecido contato elétrico com o varão de ferro. Na outra extremidade deste varão, um terceiro experimentador segurava a garrafa de vidro com a mão direita, de forma que uma peça de latão ligada ao varão de ferro mergulhava na água. Do globo saltavam faíscas para o varão. O experimentador com a garrafa numa mão aproximava a outra mão do varão fazendo saltar faíscas do varão