Satisfação do cliente
1. REVISÃO DA LITERATURA
1.1 Administração e seus subsistemas Na visão de Drucker, (2001, p.193):
A Administração é também um grupo destacado e líder da sociedade industrial. Não falamos mais em “capital” e “trabalho”; falamos em “Administração” e “Trabalho”. As “responsabilidades do capital” desaparecem do nosso vocabulário juntamente com “os direitos do capital”; em vez disso, o que ouvimos agora é “as responsabilidades da Administração” e “as prerrogativas da Administração” - uma frase singularmente infeliz. Estamos construindo um sistema global e diverso de “educação para a Administração”.
Ainda na visão de Drucker, (2001, p.196):
Administração é o órgão específico de uma atividade empresarial. Sempre que dizemos atividade empresarial, na realidade estamos falando de uma decisão administrativa, de uma ação administrativa, de um comportamento administrativo. A empresa só pode decidir, agir e comportar-se como seus administradores: por si só, ela não tem existência efetiva. E, inversamente, qualquer atividade, não importa qual seja a sua estrutura legal, precisa ter uma administração para estar viva e funcionando.
Para Chiavenato (2000, p.53) “Para esclarecer a função administrativa, Fayol, define o ato de administrar com: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. Já para Megginson (1998, p.13) “Administração pode ser definida como trabalho em recursos humanos, financeiros e materiais, para atingir abjetos organizacionais através do desempenho das funções de planejar, organizar, liderar e controlar”. Segundo Maximiano (2000, p.25) “Administração significa, em primeiro lugar, ação. A Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle”. Maximiano (2000, p.27) define estes conceitos como:
• • • • Planejamento é o processo de definir objetos, atividades e recursos. Organização é o processo de definir o trabalho a ser realizado