Satisfação do Cliente
Alcançar altos níveis de satisfação do cliente exige que a empresa monitore e analise, continuamente, as experiências, opiniões e sugestões de seus clientes e os potenciais clientes. Melhorar a qualidade dos serviços para atender os clientes é uma parte permanente na criação e manutenção de um negócio. Desta maneira, os clientes conduzem o mercado e a organização.
Ao mesmo tempo em que a empresa age para atrair e satisfazer os clientes , os clientes mesmos exercem uma influência definitiva. A satisfação depende tanto das suas expectativas quanto do seu tratamento. Através de suas escolhas, os clientes decidem quais organizações irão sobreviver e prosperar, determinando quais bens e serviços estão disponíveis e de que forma eles serão fornecidos. Além de usar seu poder de compra, os consumidores podem moldar o mercado comunicando as suas preferências e normas para as organizações que estão dispostas a ouvir e responder.
Numerosos estudos empíricos mostram uma forte relação positiva entre satisfação do prestador de serviço e a satisfação do cliente (Band, 1988; George, 1990; Reynierse & Harker, 1992; Schmitt &
Allscheid, 1995; Schneider & Bowen, 1985; Schneider, White & Paul, 1998; Schneider, Ashworth,
Higgs e Carr, 1996; Johnson, 1996; Ulrich, Halbrook, Meder, Stuchlik e Thorpe, 1991; Wiley
1991). Como sugerido por essas descobertas, mudanças positivas nas atitudes dos empregados levam a mudanças positivas na satisfação do cliente.
Algumas pesquisas têm fornecido medidas