Satisfação do cliente
O presente estudo tem como objetivo analisar o papel da identidade feminina como lideres no ramo da construção civil, através de pesquisa aplicada na empresa Constel Construções e Telefonia Ltda.
Vimos ao longo dos anos acompanhando as transformações que ocorreram no comportamento feminino, diante a sociedade, da família e do mercado de trabalho. Acompanhamos o surgimento de novos formatos familiares, onde a figura do homem provedor e da mulher responsável somente pela condução do lar e educação dos filhos passou a dar lugar a lares chefiados por mulheres, casais dividindo responsabilidades e com a mulher se tornando participativa economicamente. Os estereótipos que caracterizavam a mulher como sexo frágil, passivo e dependente foi dado lugar a versatilidade, capacidade de administrar conflitos, persuasão e ousadia.
A autonomia econômica propiciada pelo mundo do trabalho tornou-se o passaporte para outras tantas conquistas. Por isso mesmo o Unifem – Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, tornou o fortalecimento da capacidade econômica das mulheres em um dos três principais eixos nos quais a instituição tem centrado suas ações. A causa do rápido crescimento da presença feminina devem-se a fatores tais como: a industrialização e a aceleração do urbanização a partir dos anos 1970, onde tiraram do campo um grande contingente de familiares, como também o aumento da necessidade de contribuir com o orçamento familiar, em decorrência da baixa nos salários, o avanço do apelo pelo consumo, as mudanças nos padrões familiares. Entretanto o simples fato de adentrar o mundo da produção não significa uma mágica na ascensão social. Pelo contrário, cerca de 40% da força de trabalho feminina situa-se entre os trabalhadores manos qualificados e de baixa renda.
Embora as mulheres continuem recebendo menos que os homens ocupando o mesmo cargo.
2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A Constel Construções e Telefonia Ltda. inserida no