saponificao
Sobre a hidrólise de triglicerídeos devemos citar que os lipídios(gorduras) possuem propriedades físicas relacionadas com a natureza hidrofóbica das suas estruturas. Os lipídios são substâncias com baixa solubilidade em água e outros solventes polares e alta solubilidade em solventes apolares, como são insolúveis, estabelece uma interface entre o meio intracelular e o extracelular.
Suas principais características físicas são: reserva de energia; combustível celular; isolante térmico sobre a epiderme de muitos animais(tecido adiposo); isolante e proteção de órgãos; funções especializadas como hormônios e vitaminas e sinalização intra e extracelulares.
Podemos classifica-los de acordo com a presença ou não de ácidos graxos em sua composição. No caso deste experimento, utilizaram-se lipídios com ácidos graxos em sua composição, eles são saponificáveis, pois reagem com bases e formando sabão.
Ácidos graxos são ácidos orgânicos, com cadeias longas com mais de 12 carbonos, pode ser saturadas ou insaturadas.
Grupo funcional do Ácido carboxílico (graxo) onde o R é uma cadeia longa.
Os triglicerídeos ou Gorduras Neutras são hidrofóbicos, e podem ser também conhecidos como triacigliceróis que são formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster, os ácidos graxos que participam de sua estrutura são geralmente diferentes entre si. Figura 1: Fórmula estrutural do Glicerol e do triacilglicerol.
E como produtos da saponificação têm: Figura 2: Produtos da saponificação
2. Objetivo
Formação de Sabão (Sal de Ácido Graxo) a partir da hidrolise alcalina de um triacilglicerol e uma base solúvel (KOH).
3. Metodologia Para realizar o experimento utilizou-se manteiga como fonte de triacilglicerol e hidróxido de potássio como base.
Foi colocado uma porção de manteiga em um erlenmeyer e