Caracterização de lipidios
Departamento de Química
CARACTERIZAÇÃO DE LIPÍDEOS
Disciplina: Bioquímica
Discentes:
Data de entrega: 20/03/13
2º semestre de 2012.
1. Introdução
Os lipídeos (do grego: lipos, gordura) são substâncias de origem biológica, solúveis em solventes orgânicos (éter, clorofórmio, benzeno) e insolúveis ou pouco solúveis em água.
São conhecidos como gorduras, mas na verdade, é um grupo de compostos heterogêneos que incluem os óleos e gorduras normais, ceras e componentes correspondentes encontrados em alimentos, na forma de triglicerídeos, e no corpo humano encontram-se distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Os lipídeos (gorduras e óleos) são misturas complexas de triacilgliceróis, cuja composição em ácidos graxos depende do organismo que os produz. As gorduras são ricas em ácidos graxos saturados, logo apresentam uma maior facilidade de empacotamento devido à conformação das suas moléculas, o que explica a sua solidez em temperatura ambiente, enquanto os óleos são mais ricos em ácidos graxos insaturados, o que dificulta a interação intermolecular, sendo, portanto líquidos a temperatura ambiente.
Os lipídeos tem função de estocar energia, são emulsificantes (mistura de substancia oleosa com outra não oleosa), atuam no transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D,E, K), também atuam na manutenção da temperatura corpórea.
A importância do metabolismo lipídico advém da característica hidrófoba das moléculas, sendo uma vantagem biológica apesar da presença abundante de água no organismo.
Por serem insolúveis em água, os lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos.
Os lipídios resultam da combinação de ácidos graxos com alcoóis. São, portanto, ésteres (os ésteres são produtos da combinação dos ácidos com alcoóis); elaborados pelos organismos vivos que, por hidrólise, fornecem ácidos