Caracterização de lipídios
CARACTERIZAÇÃO DE LIPÍDIOS
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
Adriano Reis Domingos
2013
1. Introdução
Experimento: Determinação do índice de acidez livre em óleos.
Lipídeos são moléculas que se caracterizam pela sua insolubilidade em água e outros solventes polares, e sua alta solubilidade em solventes apolares, como o álcool e o éter.
Glicerídeos são lipídeos formados nos seres vivos, através de reações entre ácidos graxos e glicerol. Nos vegetais, os glicerídeos funcionam como reserva de energia, e são armazenados nas sementes, como óleos. O Homem extrai este óleo das sementes, para produção de óleo de cozinha.
Ácidos graxos são ácidos orgânicos, em sua maioria de cadeia longa, com mais de doze carbonos. Essa cadeia pode se apresentar em forma saturada (sem dupla ligação) ou em forma insaturada (com dupla ligação). Lipídeos são também nutrientes responsáveis por várias funções de importância para o organismo, além de ter função energética, também liberam maior quantidade de calorias/grama e são ótimos veículos de vitaminas lipossolúveis. Fundamentais como invólucro e fator de sustentação de órgãos do corpo, os lipídeos constituem verdadeira barreira térmica estendendo-se sob a pele e compreendendo a principal fonte de tecidos adiposos.
O trabalho teve como objetivo principal, verificar a presença e quantidade de ácidos graxos livres em óleos, para tornar possível a determinação do IA (índice de acidez) de alguns tipos de óleos que foram testados, e também sua importância na nossa saúde diante às suas qualidades.
O índice de acidez corresponde a quantidade (em mg) de NaOH (base), necessário para neutralizar os ácidos graxos livres presentes em 1 g de óleo. Os limites de acidez aceitáveis em óleos comestíveis, variam entre 0,007 e 0,07.
2. Materiais e Métodos
Foram usados os