relatorio de caracterização de lipidios
Objetivos:
Este relatório tem como objetivo principal avaliar as características de solubilidade, saponicidade e rancificidade dos lipídios demonstradas em aula prática.
INTRODUÇÃO:
Os lipídios são substâncias orgânicas oleosas ou gordurosas, insolúveis em água. Os ácidos graxos são as unidades fundamentais da maioria dos lipídios. Eles possuem um grupo carboxila único e uma "cauda" hidrocarbonada não-polar.
Os lipídios mais abundantes e simples que contém ácidos graxos como unidades fundamentais são os triacilgliceróis ou triglicerídeos. Os triglicerídeos são ésteres do álcool glicerol com três moléculas de ácidos graxos. São, portanto, moléculas hidrofóbicas, não-polares, pois não contém grupos funcionais eletricamente carregados ou altamente polares. Aqueles que contém apenas um tipo de ácido graxo são chamados de simples os que contêm dois ou três tipos de ácido graxo são chamados de mistos.
Os trigliceróis contendo apenas ácidos graxos saturados, são sólidos gordurosos brancos à temperatura ambiente, os que contêm três ácidos graxos insaturados são líquidos. A manteiga é uma mistura de triglicerídeos, alguns dos quais possuem ácidos graxos de cadeia relativamente curta. Como ácidos graxos de cadeia curta têm ponto de fusão baixo, eles conferem à manteiga sua maciez à temperatura ambiente.
Os triacilgliceróis naturais são insolúveis em água. Eles possuem uma densidade específica menor do que a da água, o que explica o fato de o óleo formar a camada superior dos molhos de salada, óleo-vinagre. Os triglicerídeos se dissolvem facilmente em solventes não polares como o clorofórmio ou éter. Também podem sofrer hidrólise quando aquecidos com ácidos ou bases ou quando atacado enzimaticamente pela enzima lípase, secretada no intestino delgado pelo pâncreas. A hidrólise de triglicerídeos com KOH ou NaOH, chamada de saponificação. ( formação de sabão) produz uma mistura de sabões K+ (ou Na+) e glicerol.
Quando expostos ao ar