lipidios
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PARA FARMÁCIA
PROFESSORA: MARIA DAS GRAÇAS CASTELO BRANCO SOARES
RELATÓRIO DA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DOS LIPÍDIOS
AILSON SILVA LIMA 10S19410
GEÍSA CAROLINA 10S12180
MARCELO PEREIRA 10S20817
MARCELO DUTRA 09S14361
MIGUEL EUSÉBIO 10S20841
TERESINA,
ABRIL DE 2011
RESUMO
Nos experimentos desenvolvidos, as características dos lipídios, foram postas em evidência a partir de reações de caracterização desses compostos. Foi realizada reação de saponificação (hidrólise alcalina) para produção de sal de ácidos graxos típicos (Sabão) que pode ser originado também por redissolução dos ácidos graxos. Esses sais foram separados por meio de ácido clorídrico concentrado e por injeção de sal (NaCl). Os sabões comuns são solúveis em água, mas em dada parte pode-se formá-lo com caráter insolúvel em água por reação não alcalina com certos sais. Levando em conta a propriedade característica dos lipídios de serem insolúveis em solventes polares pode-se demonstrar sua solubilidade em solvente apolar como éter e pouca solubilidade em álcool.
INTRODUÇÃO
Os lipídios biológicos constituem um grupo de compostos que, apesar de quimicamente diferentes entre si, exibem, como característica definidora e comum insolubilidade em água.
As funções biológicas dos lipídios são tão diversas quanto a sua química. Em muitos organismos, gorduras e óleos são as principais formas de armazenamento de energia.
Fosfolipídios e esteróis são os principais elementos estruturais de membranas biológicas.
Outros lipídios, mesmo quando presentes em quantidades relativamente pequenas, têm papéis cruciais como co-fatores enzimáticos, transportadores de elétrons, pigmentos que absorvem radiações luminosas, âncoras hidrofóbicas, agentes emulsificantes, hormônios e mensageiros intracelulares. (LEHNINGER, 2006).
As