Reações de caracterização dos lipídios
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias - ICET
Curso: Farmácia
Matéria: Bioquímica
Acadêmico: Gabriel Paiva Rodrigues
1. Resumo
O experimento realizado em laboratório teve como objetivo analisar as propriedades físicas e químicas dos ácidos graxos e triacilgliceróis, para isso foi realizado determinadas reações: Hidrólise alcalina dos triacilgliceróis, separação dos ácidos graxos, solubilidade presente nos solventes, a formação de sabões por redissolução dos ácidos graxos, separação dos sabões por salinização e formação de sabões insolúveis. Os resultados foram satisfatórios, observados e anotados. Sendo eles descritos nesse relatório.
2. Introdução
Os lipídeos constituem uma classe de compostos com estrutura bastante variada, caracterizada por sua alta solubilidade e solventes orgânicos e por serem praticamente insolúveis em água. Exercem diversas funções biológicas, como componentes de membranas, isolantes térmicos e reservas de energia; eles próprios ou seus derivados têm também função de vitaminas e hormônios. Muitos lipídeos são compostos anfipáticos, ou seja, apresentam na molécula uma porção polar, hidrofílica, e uma porção apolar, hidrofóbica.
Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos, geralmente com uma cadeia carbônica longa, com número par de átomos de carbono e sem ramificações, podendo ser saturada ou conter uma insaturação (ácidos graxos monoinsaturados) ou duas ou mais insaturações (ácidos graxos poliinsaturados). O grupo carboxila constitui a região polar, e a cadeia carbônica, a parte apolar. Ácidos graxos livres são poucos encontrados nos organismos; mais frequentemente estão ligados a um álcool, que pode ser o glicerol ou a esfingosina. Os lipídeos resultantes no primeiro caso são os triacilgliceróis e os glicerofosfolipídios; no segundo caso são os esfingolipídios, juntamente com o colesterol, fazem parte das membranas celulares.
Os triacilgliceróis são os lipídios mais abundantes