Lipideos
Os lipídeos constituem um grupo de compostos que, apesar de quimicamente diferentes entre si, apresentam uma importante característica em comum: a insolubilidade em água, a exemplo de um copo de água com óleo, em que o óleo fica em cima e a água em baixo.
Essa classe de compostos esta amplamente distribuída em organismos vegetais, cumprindo diversas funções: armazenamentos de energia fazem parte das membranas biológica (como os fosfolipídios), apresentam funções hormonais (como os esteroides) são essenciais para o funcionamento de alguns sistemas enzimáticos, atuam como isolantes térmicos e são agentes emulsificantes.
Nos alimentos, os lipídeos assumem um importante papel nutricional e tecnológico. Assim no nosso organismo eles atuam como fonte de calorias, transportando vitaminas lipossolúveis e suprindo algumas necessidades nutricionais especificas (como acontece com os ácidos graxos essenciais) na produção de alimento essas moléculas são responsáveis pela textura de alimentos como sorvetes.
Existem varias classes de lipídios que diferem entre si na estrutura química, um dos mais importantes são os triglicerídeos.
Os triglicerídeos ou trigliceróis são os principais constituintes dos óleos vegetais e das gorduras de origem animal. O óleo de amendoim, óleo de soja, óleo de milho, a manteiga, o toucinho e o sebo são exemplos de alimentos formados por triglicerídeos.
Apesar de todos serem formados por triglicerídeos, essas substancias apresentam propriedades diferentes, os óleos são líquidos à temperatura ambiente, enquanto as gorduras são solidas nas mesmas condições.
Os triglicerois recebem esse nome porque são originados da reação entre uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos. Essa associação se da através de uma reação de esterificação. Portanto os triglicerois são ésteres de ácidos graxos.
Resultados e discussões
Experimento 1 – extração de lipídeos:
Extração de lipídeos:
Nessa parte do experimento, ao final