Doencas visuais
Miopia é um defeito da visão em que, a luz que entra no olho é focalizada incorretamente por aumento da convergência da córnea ou do cristalino ou porque o tamanho do olho é um pouco maior do que o padrão habitual, a convergência acaba ocorrendo antes da retina e por isso a visão fica embaçada. Os tipos de miopia descritos são: miopia congênita, miopia patológica, miopia de índice, miopia noturna, a falsa miopia e miopia instrumental.
Miopia é um defeito da visão que pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente costuma aparecer por volta da adolescência.
Para o tratamento são receitados óculos de grau ou lentes de contato. Mas também a cirurgia refrativa para, no entanto, deve ser devidamente analisado cada caso antes de se fazer a intervenção. Os tratamentos cirurgicos procuram modificar a curvatura da córnea, tornando-a mais esférica e corrigindo a miopia.
Hipermetropia
Na hipermetropia, ocorre quando o olho é um pouco menor do que o normal e a convergência final dos raios de luz que penetram pela córnea acaba ocorrendo num ponto atrás de retina, provocando uma focalização errada da imagem. É o oposto da miopia pois a pessoa enxerga mal de perto, e bem de longe. Ela também pode ser causada pela diminuição do poder refrativo do olho, causada por alterações no formato na córnea ou no cristalino. Os principais sintomas são: visão desfocada, fadiga ocular e dores de cabeça e dificuldades de concentração.
Todos nós nascemos com um grau maior ou menor de hipermetropia. É como se tivéssemos um olho pequeno que faz os raios caírem atrás da retina. Com o crescimento, esse grau vai sendo reduzido até atingir o momento em que deve zerar, ou seja, quando pequenos temos dificuldades em focalizar imagens próximas mas com o passar dos anos, grande parte de nós, enxerga normalmente.
Presbiopia
A presbiopia é um tipo de hipermetropia que é vulgarmente conhecido como vista cansada. Por causa dele, pessoas que tinham visão normal até certa idade precisam de