Angiospermas Biologia
São as plantas dominantes no mundo atual e tem flores e frutos.
As flores são folhas adaptadas que contem órgãos reprodutores masculinos (androceu) ou femininos (gineceu).
Os frutos são as estruturas que oferecem proteção às sementes, até o momento de germinar.
Nas angiospermas – do grego angios (jarro) -, os grãos de pólen também desenvolvem um tubo polínico. Nele se formam dois núcleos espermáticos. Um dos núcleos fecunda a oosfera (é o gâmeta feminino das plantas. está presente em todas as fases de evolução do reino plantae), formando um zigoto diploide ( é a célula diploide resultante da união dos núcleos haploides (cariogamia) de duas células eucarióticas mutuamente compatíveis. é o produto da reprodução sexuada).
Outro núcleo espermático fecunda dois outros núcleos no óvulo, chamados núcleos polares, e criam um conjunto de células triploides, o albúmen ou endosperma. Esse tecido armazena nutrientes para o desenvolvimento do embrião.
A transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos) por meio dos grãos de pólen de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor da mesma espécie, ou para o próprio estigma, recebe o nome de polinização.
(Resumo da parte de biologia da revista RESUMOS E SIMULADOS)
Conhecendo as Angiospermas
O grupo das angiospermas (também chamadas de antófitas, de anthós = flor) é o mais numeroso entre os vegetais, em termos de espécies, da Terra atual. Alguns exemplos: Feijão, arroz, milho, trigo, banana, alface, pimenta, palmito, laranja, coco manga e muitos outros, cuja relação ocuparia uma extensa lista.
A característica mais marcante do grupo é a produção de frutos protegendo as sementes. O nome do grupo sugere essa idéia (do grego, aggeion = vaso, urna). As sementes e os frutos são formações derivadas das flores que, nas angiospermas, são peculiares e serão descritas adiante.
(pesquisar os significados dos componentes que estão na foto).
Polinização e fecundação
Polinização é o