tudo
a) Apesar de a maioria dos musgos preferir locais úmidos e sombreados, podem ser encontradas espécies adaptadas a ambientes desérticos e polares.
b) A fixação do vegetal ocorre pela ação de raízes verdadeiras, as quais também desempenham o importante papel de absorver a água e os sais minerais essenciais à sobrevivência da planta.
c) A presença de um câmbio vascular permite que esses vegetais possam atingir tamanho de até 1 metro de altura.
d) O ciclo de vida das briófitas caracteriza-se pela alternância de gerações com uma fase esporofítica, haploide; e uma fase gametofítica, diploide.
e) O esporófito das briófitas é a forma duradoura do vegetal, sendo responsável por garantir a sua sobrevivência. A partir dele desenvolve-se o gametófito, com função reprodutiva. 2. (Ufpa 2011) Escavações arqueológicas em solos rochosos do período Carbonífero, com aproximadamente 300 milhões de anos, descobriram fósseis vegetais. A análise dos fósseis mostrou a presença de traqueídes, com paredes reforçadas de lignina, e ausência de óvulos. Baseando-se nas características dos vegetais fossilizados, pode-se incluí-los no grupo das
a) Pteridófitas.
b) Angiospermas.
c) Gimnospermas.
d) Briófitas.
e) Fanerógamas. 3. (Upe 2011) As angiospermas compreendem uma ampla diversidade de plantas; os dois maiores grupos que as constituem correspondem às monocotiledôneas e às eudicotiledôneas, os quais são distintos por diversas características. Abaixo podemos ver, de forma aletória, características que são observadas frequentemente em um ou outro grupo.
I. Raiz axial;
II. Pólen monoaperturado (possui um poro ou sulco)
III. Folhas com nervuras paralelas;
IV. Flores terâmeras ou pentâmeras;
V. Vasos de condução ordenados regularmente.
Assinale a alternativa que indica características que estão presentes apenas nas Monocotiledôneas.
a)