Marisa Alcure
Nome do aluno: Marisa dos Santos Alcure machado
E-mail:
Instituição :IESV
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Adelaide Rodrigues Moreira em Ibatiba – ES com a finalidade de pesquisar as prováveis causas do fracasso escolar que se evidencia pelo grande número de reprovação e evasão no 2º ano do Ensino Fundamental, sendo, portanto o objeto desta investigação. Sendo de grande importância sanar tal problema através de um projeto pedagógico, envolvimento de toda comunidade escolar para que a escola promova meios de motivação dentro da escola para que o aluno não possa evadir.
O fracasso escolar é hoje um grande problema para o sistema educacional. Muitas vezes, para se livrar da responsabilidade deste fracasso, busca-se um culpado; alguém que possa assumir sozinho esta situação. Questiona-se esta atitude e propõe discutir o fracasso escolar a partir de outras variáveis que também influenciam no processo de aprendizagem.
Algumas questões serão relevantes nesse estudo. Que estratégias de avaliação e controle a escola utiliza para evitar a reprovação? Como os professores de uma escola interagem no processo de planejamento e avaliação de resultados? Qual é a participação da família na vida escolar nos filhos e qual seria a influência resultante dessa relação.
O fracasso escolar é uma patologia recente. Só pôde surgir com a instauração da escolaridade obrigatória no fim do século XIX e tomou um lugar considerável nas preocupações de nossos contemporâneos em conseqüência de uma mudança radical da sociedade. Também nesse caso, não é somente a exigência da sociedade moderna que causa os distúrbios, como se pensa frequentemente, mas um sujeito que expressa seu mal-estar na linguagem de uma época em que o poder do dinheiro e o sucesso social são valores predominantes. A pressão social serve de agente de cristalização de um distúrbio que