SANTOS, Vanilson
DISIPLINA QUÍMICA I
RELATÓRIO
VANILSON SANTOS
SÃO CRISTOVÃO
2012
RELATÓRIO
Relatório referente à Disciplina de Química I. Engenharia Eletrônica, turma 2013.1 - T06.
Professora Marlene Rios Melo.
Aluno Vanilson Santos.
SÃO CRISTOVÃO
2012
1. Introdução
Um pilha é um dispositivo quimico com capacidade de sofrer reação de de óxido-redução,espontâna, que atraves desta converter energia química em energia elétrica, constituído unicamente de dois eletrodos e um eletrólito. Reações de oxi-redução tanto podem gerar corrente elétrica, como ser iniciada atraves corrente elétrica, no caso das pilhas sempre será gerada uma corrente. Constituída de dois eletrodos, a pilha ou célula eletroquímica, nos quais um é oxidado e cede elétrons, ao passo que o outro se reduz e recebe esses elétrons. Essa reação redox permite o fluxo de corrente elétrica através do circuito. O eletrólito pode ser líquido, sólido ou pastoso, mas deve ser sempre, um condutor iônico. Quando os eletrodos são conectados a um aparelho elétrico uma corrente flui pelo circuito, pois o material de um dos eletrodos oxida-se espontaneamente liberando elétrons (anodo ou eletrodo negativo), enquanto o material do outro eletrodo reduz-se usando esses elétrons (catodo ou eletrodo positivo).
O termo bateria ou acumulador elétrico é usado para se referir a um conjunto de pilhas agrupadas em série ou paralelo, dependendo da exigência por maior potencial ou corrente, respectivamente. Podem se dividir em duas classificações:
Baterias primárias
Distintas das demais por serem essencialmente não recarregáveis. Exemplos: zinco/dióxido de manganês (Leclanché), zinco/dióxido de manganês (alcalina), zinco/óxido de prata, lítio/dióxido de enxofre, lítio/dióxido de manganês etc.
Baterias secundárias
Baterias recarregáveis que podem ser reutilizadas muitas vezes pelos