croqui de percurso acadêmico
Coordenador (a) de Extensão: Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti
Coordenador (a) do Projeto: Edson Fernandes Cardoso da Silva
ARIQUEMES – RO
MÊS/ANO
1. Introdução
A dança é uma temática que vem ganhando espaço no cenário da educação física escolar. Antes dessa cultura corporal de movimento ganhar espaço no universo educacional, onde busca a corporeidade dos alunos, a dança já existia como expressão da corporeidade dos homens em seu processo histórico, haja visto, as paredes das cavernas da era Paleolítica através das quais se pressupõe que o homem já dançava desde essa época (VERDERI, 2009).
Na antiguidade clássica também se percebe uma diversidade de expressões de suas culturas e organização social por meio das manifestações corporais que as interpretavam (fatos, costumes, organização sócio-política) e expressavam-nas em forma de dança. Aqui, entendendo-a não como movimentos ritmados descolados da historicidade de seu meio social, mas uma dança que expressava a corporeidade de sua época. Para ilustrar e exemplificar este entendimento Verderi (2009, p. 26) aponta as danças da antiguidade:
“Dança Cósmica (Eurípedes, 485-406 a. C, refere-se a etérea dança das estrelas); Ilíada e Odisséia cm as danças funerárias, bélicas, matrimoniais e agrícolas; a Dança de Shiva, as Danças para Calígula, Nero e Cômodo, as Danças do Império Chinês e tantas outras presentes na evolução histórica da humanidade, foram deixando ao longo do tempo suas raízes e a possibilidade de outras civilizações poderem estudá-las ou, até mesmo, apreciá-las.”
Ainda retratando a expressão por meio da corporeidade das populações em suas respectivas épocas, observa-se uma explosão da dança nas décadas de 1960 e1970 onde a dança se liberta de seu papel precípuo que tinha que era a diversão e caminha para manifestações de movimentos