disfunçoes organizacionais
PARTICULARISMO
SEGUNDO CHARLES PERROW, É O QUE ACONTECE QUANDO AS PESSOAS LEVAM PARA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES OS INTERESSES DOS GRUPOS QUE PARTICIPAM FORA DELA. DOIS EXEMPLOS EM QUE PERROW APRESENTA SÃO AS CHAMADAS “PANELINHAS”, PESSOAS QUE JÁ SE CONHECEM FORA DA EMPRESA COM IDÉIAS FORMADAS POR ELAS MESMAS , OU CONTRATAR UM SERVIÇO TERCEIRIZADO PELA AMIZADE OU POR FREQÜENTAREM OS MESMOS LUGARES, COMO IGREJAS OU CLUBES.
SATISFAÇÃO DE INTERESSES PESSOAIS
CONSISTE EM USAR A ORGANIZAÇÃO PARA FINS PESSOAIS DO FUNCIONÁRIO E NÃO DO GRUPO. NA PRÁTICA, MUITAS VEZES O FUNCIONÁRIO USA A ORGANIZAÇÃO PARA O ATENDIMENTO DE SEUS INTERESSES PESSOAIS, E NÃO AGE COM A CONDUTA ESPERADA POR WEBER.
EXCESSO DE REGRAS
DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES SÃO NECESSÁRIOS SISTEMAS QUE CONTROLAM O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS POR MEIO DE REGRAS PARA GARANTIR IGUALDADE PARA TODOS. MAS PROCURANDO PREVER TUDO, E TUDO CONTROLAR COM GRANDE EXCESSO DE REGRAS AS ORGANIZAÇÕES FORMAIS ACABAM CRIANDO FUNCIONÁRIOS DESMOTIVADOS E DESONESTOS PELA GRANDE BUROCRACIA COM QUE ESSAS REGRAS DEVEM SER CUMPRIDAS.
HIERARQUIA
É A NEGAÇÃO DE AUTONOMIA, SUBORDINADOS NÃO PODER EXPRESSAR NOVAS IDÉIAS AO CHEFE, MUDAR A SUA FORMA DE TRABALHAR , APRIMORAR SUAS IDÉIAS E SIM REALIZAR SOMENTE AQUILO O QUE LHE FOI DESIGNADO A FAZER.
MECANICISMO
O PROFISSIONALISMO DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS EXIGE QUE AS PESSOAS DESEMPENHEM PAPÉIS LIMITADOS COM AUTONOMIA REDUZIDA. FREQUENTEMENTE, AS PESSOAS OCUPAM CARGOS QUE NADA TEM Á VER COM SUAS APETIDÕES E INTERESSES.
DISFUNÇÕES SEGUNDO ROTH
WILLIAM ROTH COMENTANDO OS MALES DO CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES SEGUE A MESMA LINHA DE PENSAMENTO DE WEBER, ELE CITA AS PRINCIPAIS DESVANTAGENS DA BUROCRACIA, QUE É OQUE DIFICULTA O PROCESSO NA TOMADA DE DECISÕES, SÃO ELES: MECANICISMO, INDIVIDUALISMO, INTERRUPÇÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES, DESESTIMULO A INOVAÇÃO E INDEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE.