Funções e disfunções da cultura organizacional
FUNÇÕES E DISFUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL
A Cultura organizacional define a maneira como os integrantes da organização devem interagir entre si e com o mundo externo.
A cultura padroniza a maneira como as pessoas devem resolver estes dois grandes problemas e reduz a incerteza.
No dia-a-dia, as pessoas sabem que bastam seguir as regras ditadas pela cultura para não errar. Em seguida serão analisadas as maneiras como a cultura ajuda as pessoas a resolverem os problemas de convivência interna e de relações com o mundo exterior.
Convivência Interna
Uma das principais funções da cultura é regular as relações entre os membros da organização:
Como devem interagir;
Que tratamento devem dar-se;
Como devem resolver conflitos;
Esses e muitos outros comportamentos são desenvolvidos pela convivência do dia-adia e passam a fazer parte da cultura.
Alguns exemplos específicos de comportamento que integram a cultura de uma organização qualquer: 1.
A cultura define os critérios para avaliação de resultados e do desempenho dos indivíduos, bem como as ações corretivas a serem implementadas no caso de erros e problemas. A cultura também define recompensas e punições.
Exemplo: A cultura estabelece a faixa de tolerância para lidar com um erro que a pessoa comete. Algumas organizações são tolerantes com o erro e o interpretam como parte do processo de aprendizado. Outras organizações são intolerantes e castigam qualquer desvio.
2.
A cultura define o comportamento em relação à autoridade, a forma como devem relacionar-se as pessoas de diferentes classes sociais, a estratificação social e o status das pessoas e dos subgrupos.
Exemplo: Em certas organizações o tratamento dado pela equipe ao chefe tende a informalidade. Em outras organizações as posições de chefia exigem grande formalidade e tratamento cerimonioso.
3.
A cultura define a tendência à solidariedade e ao associativismo em
contraposição