Cultura Organizacional
Cultura Organizacional
Janaine Freire Viana
Maurício Teixeira
Renata de Oliveira Sant’anna
Scheron Kris Camargo
Curitiba
2012
INTRODUÇÃO
Todo grupo social precisa resolver dois problemas principais: convivência de seus integrantes e adaptação ao mundo exterior. A adaptação ao mundo exterior compreende as relações com outros grupos e a sobrevivência. Uma das formas de entender como os grupos resolvem esses problemas é a analise da cultura, o repertório de experiências, conhecimentos e valores que se desenvolvem e que são transmitidos aos novos integrantes. Isso acontece com os pequenos grupos sociais, as famílias, as sociedades e as organizações formais. O principal objetivo deste trabalho é definir o conceito de cultura organizacional e apresentar seus principais componentes.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Segundo uma conhecida definição de Edgar Schein, cultura é:
Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.
A cultura nas organizações compreende diversos elementos, que foram desenvolvidos pelos antepassados e transmitidos aos veteranos. Os novos integrantes da organização devem entender a cultura e aprender a comportar-se de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver. O conteúdo específico de cada cultura depende da aprendizagem no processo de resolver problemas de adaptação ao meio ambiente e de convivência interna. O elemento mais simples e mais explicito da cultura, que exemplifica esse processo, é a linguagem. A