terminologia para definir a conservação de patrimonio cultural tangível
Com o objetivo de transmitir o patrimônio cultural tangível a futuras gerações.
Criação do Comitê Internacional do ICOM - 1976
O publico tem se tornado cada vez mais um protagonista essencial para a salvaguarda do nosso patrimônio cultural comum.
A terminologia é necessária de ser clara e coerente para facilitar a comunicação entre: membros do ICOM, comunidade, profissionais da área de conservação e público em geral.
TERMOS UTILIZADOS:
Conservação: medidas e ações cujo objetivo é a salvaguarda do patrimônio cultural tangível. Assegurando sua acessibilidade às gerações atuais e futuras. Dentro dessa temos as três outras terminologias:
1. Conservação Preventiva: medidas e ações com o objetivo de minimizar futuras deteriorações ou perdas. Essas medidas são sempre indiretas, logo, ocorrem no contexto e ambiente próximo ao bem, e não interferem na estrutura/aparência do patrimônio.
2. Conservação Curativa: medidas e ações aplicadas diretamente no bem cultural com o objetivo de deter processos danosos/reforçar estruturas. São realizados quando o bem se encontra em situação de fragilidade. Podem, nesse caso, ou não, modificar aspectos na estrutura.
3. Restauração: ações aplicadas diretamente no bem cultural/individual/estável, com o objetivo de facilitar sua apreciação, compreensão e uso. Essa ação somente se realiza quando o bem perdeu uma parte significativa através de alterações passadas. Modificam os aspectos estruturais/estéticos do bem.
TODAS ESSAS MEDIDAS E AÇÕES DEVERÃO RESPEITAR O SIGNIFICADO E AS PROPRIEDADES FÍSICAS DO BEM CULTURAL.
Restauração
Conservação Curativa
Conservação Preventiva
Objetivo
visibilidade recuperação manter
Profissional
conservador conservador/técnico todos/público
passado presente futuro