7 Verdades
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP-MT
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTUDO: “A VERDADE”
CAPITULO 1 – IGNORANCIA E VERDADE,
CAPITULO 2 – BUSCANDO A VERDADE, CAPITULO 3 – AS CONCEPÇÕES DA VERDADE
MARILENA CHAUI
DANIEL ROBERTO DOS SANTOS DRESCH
TIAGO DARCI DOS SANTOS DUTRA
TIAGO RODIGHERI FAVRETTO
VANILSON DA SILVA MORAES
SINOP
2015
CAPITULO 1 – IGNORANCIA E VERDADE
2. QUAL A DIFERENÇA ENTRE IGNORANCIA E INCERTEZA?
Ignorância é não saber de algo e, na incerteza descobrimos que somos ignorantes e quem nossas crenças e opiniões não dão conta da realidade, e quando a ignorância e as dúvidas tomam conta descobrimos que aquilo que sempre acreditamos não nos serve mais.
3. POR QUE A DÚVIDA, A DECEPÇÃO E O ESPANTO PODEM DESPERTAR O DESEJO DA VERDADE?
Porque a partir do momento que temos uma dúvida, ou uma decepção, ou um espanto, passamos a não saber mais o que pensar, e aí saímos em busca da verdade, saímos do estado de encantamento para ir em busca da verdade.
4. POR QUE EM NOSSA SOCIEDADE É DIFÍCIL DESPERTAR O DESEJO DA VERDADE?
Porque com a demasia de informações, a rotina e as regras impostas pela sociedade, nos sentimos seguros e confiantes, achando que o que nos dizem e impõem é a verdade. Mas somente buscamos a verdade quando temos incerteza ou estamos inseguros.
7. QUAIS SÃO OS DOIS TIPOS DE BUSCA DA VERDADE?
O primeiro tipo de busca da verdade é o que nasce da decepção da incerteza e da insegurança e, por si mesmo, exige que saiamos de tal situação readquirindo certezas.
O segundo é o que nasce da
CAPITULO 2 – BUSCANDO A VERDADE
2. O QUE É ATITUDE DOGMÁTICA? POR QUE É CONSERVADORA?
É a aceitação da realidade como ela está, e não como ela é. Pois, ao final, sabemos realmente o que é realidade? A atitude dogmática consiste em aceitar, sem criticar, idéias e culturas que nos sãos passados. Assim, fica óbvio entender o conceito de conservadora, pois se ela permitisse ser questionada seria liberal.
3.