Artigo DA x DBA
Tópicos Especiais Em Suporte Técnico
Aluno: Vanilson Santos
Turma: 4º Módulo N
Itabaiana,
23 de Setembro de 2013
DA x DBA
O DA (Administração de Dados) tem a responsabilidade de arquitetar, vislumbrar, imaginar os objetos de banco de dados e como estes darão suporte ao sistema, ou seja, à luz que foi levantado na análise de requisitos o DA iniciará a construir e modelar as tabelas e seus campos, bem como os demais objetos como views, sequences, etc., O banco de dados deverá estar adequado às necessidades do sistema levantadas no análise de requisitos. Um DA não consegue iniciar a modelagem de dados sem conhecer o que será endereçado pelo sistema. Desta forma, o DA está intimamente ligado às atividades de desenvolvimento de sistema, sendo uma espécie de "consultor de dados" orientando como a equipe de desenvolvimento irá interagir com a base de dados e seus objetos.
O objetivo principal da administração de dados é planejar, documentar, gerenciar e integrar os recursos de informação corporativos. Esta integração pode ser alcançada através de uma combinação de perfis refinados e técnicas apropriadas, uso apropriado das ferramentas de Administração de Dados tais como um repositório de metadados e produtos de modelagem CASE, e estruturas de dados logicamente desenhadas.
O DBA (Administração da Base de Dados) é o profissional que irá materializar em forma de banco de dados o que foi vislumbrado pelo DA, além obviamente de manter o banco de dados. Todo SGDB está instalado em um equipamento, em um hardware e o DBA está concentrado em assegurando a perfeita harmonia entre o software(SGDB) e o hardware utilizado. Atividades como ocupação de espaço em disco, utilização de memória e CPU são inerentes a um DBA. Portando, este não está tão voltado ao desenvolvimento como DA, estando sim voltado para a infraestrutura física disponibilizada para o banco de dados.
O Processo de normalização