programação linear
RESUMO
O presente artigo buscou definir o termo logística como sendo uma atividade de administração aplicada as empresas. Iniciou-se definindo e conceituando administração de materiais apresentando, de forma clara, a importância das estratégias logísticas. Abordou, também, a análise do gerenciamento da cadeia de abastecimento e como a logística tem fundamental importância no comércio globalizado. Destacou-se as parcerias com fornecedores e clientes, criando o que se chama de supply Chain, visando o equilíbrio dos diferentes tamanhos e objetivos dos componentes da rede. Deu-se ênfase na importância da percepção valor,reduzindo custos e melhorando a lucratividade. Apresentou também uma análise das aplicações logísticas, dividindo-a em quatro etapas que devem funcionar interligados e finaliza com a análise da estratégia logística, como fator de planejamento e de redução de estoques.
INTRODUÇÃO
O espaço destinado à armazenagem era sempre delegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se o uso do comportamento anti-econômico.
Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material.
A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. No cenário econômico atual, marcado pela alta competitividade, todas as áreas da organização têm a sua importância, pois não pode haver nenhum desperdício ou perda financeira no processo produtivo. O estoque é uma área que, devido ao seu valor agregado, e sua posição ligada diretamente ao atendimento da demanda, destaca-se por sua relevância. A gestão estratégica de estoque será foco deste artigo, tendo como principal objetivo destacar a importância das decisões sobre o estoque nos dias de hoje. Um bom controle