PROGRAMAÇÃO LINEAR
Um problema de PL consiste em determinar valores não negativos para as variáveis de decisão, de forma que satisfaçam as restrições impostas e que optimizem (minimizem ou maximizem) uma função (real) linear dessas variáveis.
Objetivos para o estudo da programação linear :
a) reconhecer os problemas que passíveis de análise pelo modelo;
b) auxiliar o analista no estágio inicial da investigação;
c) avaliar e interpretar inteligentemente os resultados;
d) aplicar os resultados com a confiança que é adquirida somente com a compreensão dos problemas e dos resultados envolvidos.
Áreas de aplicação da programação linear:
a) problemas de alocação, ou seja, problemas envolvidos na alocação de recursos escassos entre fins alternativos, de acordo com algum critério.
b) Problemas complexos de alocação que não podem ser resolvidos satisfatoriamente com as técnicas analíticas convencionais.
A Programa Linear
Segundo Atamtürk, et alli (2000; p.853), um modelo de programação matemática é especificado pela entrada dos termos (inputs). A Programação Linear (PL) é uma programação matemática em que a função-objetivo e as restrições assumem características lineares, tendo diversas aplicações no controle gerencial, como por exemplo, a administração de produção, análise de investimentos, logística empresarial, problemas de transportes, em síntese, problemas de utilização dos recursos disponíveis em que buscam utilização ótima dos mesmos, observando-se limitações impostas pelo processo produtivo ou pelo mercado. A Programação Linear pode ser descrita da seguinte forma (Lachtermacher, 2002, p.26):
Sujeito a
Onde:
n é o número de variáveis m é o número de restrições i é o índice de uma determinada restrição
A forma padrão de Programação Linear é descrita como:
Sujeito a ou na forma reduzida:
Sujeito a
Apesar da falta de conhecimento ou de habilidade em trabalhar com modelos matemáticos, pelos profissionais ligados à tomada