vigilancia
Toxoplasmose é uma doença infecciosa,causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii,encontrado nas fezes de gatos e entre outros felinos, outros animais e o homem também podem hospedar o parasita.
A toxoplasmose pode ser absorvida por alimentos contaminados como:carnes cruas ou mal passadas(principalmente de porco e de carneiro), e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado.
A toxoplasmose pode ser transmitida da mãe para o feto,não de uma pessoa para outra.Seu diagnostico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue.
A toxoplasmose pode ser uma doença absolutamente assintomática ou provocar quadros graves no miocárdio, fígado e músculos, encefalite e exantema máculo-papular (vermelhidão pelo corpo em forma de pequenas manchas e pápulas).
Alguns sintomas que tem que ficar em alerta:febre,manchas pelo corpo,cansaço,dores no corpo, ínguas espalhadas pelo corpo, dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira,lesões na retina.
Toxoplasmose em neo/pos natal
O parasita atinge o bebê por via placentária causando danos de diferentes graus de gravidade dependendo principalmente do período gestacional em que a mulher se encontra, podendo resultar, inclusive, em morte fetal ou em graves manifestações clínicas. A infecção fetal poderia ser atenuada ou prevenida quando há tratamento materno após um diagnóstico precoce na gestação.
Quando a infecção materna ocorre antes da décima quinta semana de gestação, a taxa de transmissão para o concepto é menor do que 5%, porém, em geral, a doença é grave no RN. Por outro lado, se a infecção materna ocorre no final da gravidez, a infecção fetal ocorre com maior freqüência (até 80% dos fetos), mas o recém-nascido é assintomático ou apresenta doença menos grave.
O principal exame para saber da toxoplasmose durante a gravidez é a sorologia materna (IgM e IgG). O IgM mostra os anticorpos