Vigilância
Conceito: Vigilância Sanitária é o órgão da Secretaria de Estado da Saúde que coordena as ações de vigilância sanitária através da fiscalização.
Setor responsável pela promoção da saúde do consumidor
Executar as atividades de controle sanitário e fiscalizar.
Objetivo:
A vigilância sanitária tem como objetivo promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Funcionamento :
Funciona através de 3 tipos de processo:
Processo de requerimento: processo para dar inicio ao alvará sanitário
Processo de fazenda: Notificar para ir a secretária de saúde, orientar sobre a abertura da empresa
Denúncia: Inspeção A inspeção pode ser motivada por busca ativa, denúncia ou até mesmo solicitação do proprietário do estabelecimento, quando este busca obter o alvará sanitário para funcionamento.
Quadro de funcionários:
Nutricionistas, engenheiro de alimentos, engenheiros ambientais, engenheiros civis, farmacêuticos, veterinários, biólogos, enfermeiros, motorista, inspetores sanitários, auxiliar administrativo, serviços gerais
Obs: Cada profissional cumpre sua carga horária.
Campo de atuação:
Organizado por setores:
Vigilância Sanitária de Alimentos: O objetivo é garantir a qualidade dos serviços de alimentos como bares, restaurantes, mercados, frutarias, açougues, peixarias, frigoríficos, indústrias e rotulagem de alimentos, transportadoras, embaladoras, importadoras, exportadoras e armazenadoras.
Vigilância Sanitária de Produtos controla, monitora, fiscaliza e regulamenta a produção, a distribuição,o transporte e a comercialização de medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, perfumes e agrotóxicos.
Vigilância Sanitária de Serviços é uma das principais atividades da