Sandro
▬ Papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento.
Piaget: considera os fatores externos (interação social), mas dá prioridade a maturação (desenvolvimento maturacional – fator interno – se refere as funções cognitivas que ocorrem no córtex), para que haja o desenvolvimento humano.
Vygotsky: considera o desenvolvimento bio – psico – social, mas sobretudo o desenvolvimento será através da interação social.
Processo de construção real.
Piaget: acontece por etapas / estágios, onde o indivíduo só pode ir para um estágio após ter passado pelo outro, sendo estes estágios definidos como equilibrações sucessivas, partindo-se de dentro para fora do indivíduo.
Vygotsky: Dá-se a partir da interação do individuo com o meio. As informações devem fazer sentido e significado para o indivíduo e modifica a percepção, sentido, memória, capacidade para solucionar problemas, atenção, etc. Dá-se de fora para dentro.
Papel da aprendizagem.
Piaget: a aprendizagem da criança se dá quando ela assimila e acomoda, criando estruturas cada vez mais complexas, sendo o desenvolvimento o primordial para o aprendizado – “quando mais me desenvolvo, mais aprendo”.
Vygotsky: O aprendizado adquire-se através da interação social – “Quanto mais aprendo, mais me desenvolvo”.
Papel da linguagem no desenvolvimento; relação entre linguagem e pensamento.
Piaget: considerando que a instalação a lgg dá-se no fim do período pre – operacional sendo a linguagem o principal fator, a inteligência é anterior a fala; sendo o pensamento mais rápido que a fala, porém o pensamento não é genético, e irá se desenvolver a partir do nascimento do indivíduo, embora ambos contribuam para o desenvolvimento mental do indivíduo.
Vygotsky: a lgg será a mediadora de todos processos psicológicos, por meio dela o indivíduo tem acesso ao mundo. E através da lgg o indivíduo controla seu comportamento, o ambiente e assume a função de planejar a ação, pois