enfermagem
Os exames de sangue geralmente oferecem indicadores sensíveis sobre o estado de saúde do paciente, sendo extremamente úteis para o diagnóstico e controle das doenças.
Através de um exame de sangue é possível dosar a concentração de metabólitos, catabólitos, eletrólitos, hormônios, marcadores tumorais; detectar doenças infecciosas, tais como Rubéola, Toxoplasmose, Citomegalovírus, Hepatite, HIV. Podemos verificar distúrbios de Coagulação, anemia, determinar a tipagem sanguínea, pesquisar anticorpos irregulares, doenças genéticas, doenças auto-imunes. Podemos até mesmo identificar o sexo de um bebê com poucas semanas de gestação através de uma amostra de sangue da mãe.
As amostras podem ser de origem venosa ou arterial, dependendo da análise a ser realizada. A coleta é simples e segura, e o volume de sangue coletado é pequeno. No entanto, para que os resultados não sofram interferência, é importante se informar sobre as orientações e preparo para cada tipo de exame. O jejum, o horário da coleta, o uso de medicamentos, álcool, cafeína e o fumo são exemplos de interferentes nos resultados de alguns exames clínicos laboratoriais. Os exames de sangue, também são chamados de análises sanguíneas e como você já deve ter compreendido são um grupo de exames complementares usados por todas as especialidades médicas. Daí o motivo de quase todas as pessoas já terem feito pelo menos um exame de sangue na vida. HEMOGRAMA
O hemograma é o exame para avaliar as três principais linhagens de células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas).
Hemácias (glóbulos vermelhos)
Serve para o diagnóstico de anemia que é a redução do número de células vermelhas.
São levados em conta principalmente os valores do hematócrito e da hemoglobina. Valores um pouco fora da