Globalização
Quando pensamos em globalização, nos vem á ideia de um sistema capitalista, totalmente consumista e regrado de exploração da classe trabalhadora. Fazendo um paradoxo dos pensamentos “marxistas”, precisamos entender como surgiu à globalização, como a filosofia neoliberal contribuiu para que hoje, passássemos a ter a livre iniciativa de comércio.
A revolução industrial contribuiu com o processo de globalização, com os avanços tecnológicos e industriais que permitiram o nosso atual modelo de globalização.
O neoliberalismo vai criar as condições políticas para o atual estágio de globalização. Sem duvidas, a globalização não seria como é hoje, sem esses modelos de discursos neoliberais. Esse neoliberalismo teve como objetivo as aberturas dos mercados, a redução do protecionismo (teoria oposta ao livre comércio). Ora, se a globalização é entendida como uma expansão de mercados, o neoliberalismo defende o fim do protecionismo, a redução das barreiras, a redução das tarifas, permitindo uma expansão no processo de globalização.
Outra característica do neoliberalismo é a não intervenção do Estado, resgatando as ideias clássicas do liberalismo. A globalização que vivemos atualmente, é o resultado do avanço desse discurso politico econômico que é o neoliberalismo.
O neoliberalismo é um modelo que vai tentar resgatar os pressupostos do liberalismo econômico como os de Adam Smith, John Locke e outros pensadores importantes do século XVI, XVII. O neoliberalismo surgiu a partir da Segunda Guerra Mundial, tentando recuperar as visões de uma sociedade livre, uma sociedade de mercado aberto. O neoliberalismo é uma tentativa de romper com esse Estado interventor alegando que o Estado ao intervir demais tira a liberdade das ações econômicas principalmente no que diz respeito a livre iniciativa privada.
Dentro desse prisma, as ideias neoliberais ganham forças também, a partir do colapso do bloco socialista onde tínhamos um Estado altamente interventor, a