Samuel
FÍSICA EXPERIMENTAL I
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Professor: Dorival Ronqui Junior
Nomes:
Ourinhos, 11 de Novembro, 2015
1-INTRODUÇÃO
Na física, existem diversas formas de movimentos que embasam teoricamente fenômenos que encontramos por diversas vezes em nosso cotidiano, esses movimentos estão presentes em tarefas muito conhecidas, como dirigir um carro, atirar uma lança, utilizar um elevador, etc. O Movimento retilíneo Uniforme, que vamos estudar, é um dos mais simples movimentos da Física, e será estudado com a premissa de que sua velocidade será sempre constante.
2-OBJETIVO
Neste relatório, deseja-se apresentar os dados obtidos através de experimento prático de movimento de um carrinho sobre trilho de ar, relatando os resultados para a posição, tempo e velocidade, afim de que seja comprovada a teoria do Movimento Retilíneo Uniforme.
3-BASES TEÓRICAS
Movimento; define-se como toda a mudança da posição de um corpo em relação a um ponto referencial e caso este corpo não apresente variação da velocidade, sua velocidade instantânea em qualquer ponto seja igual sua velocidade escalar média, e seu movimento descreva uma reta, estará descrito um Movimento Retilíneo Uniforme.
Velocidade Instantânea; Define-se como a medida da velocidade de um corpo em um determinado instante, por exemplo, velocidade do foguete exatamente 10 segundos após seu lançamento.
Velocidade escalar média; Define-se como a razão da variação da posição do móvel (Sfinal – S inicial) pela variação do tempo gasto (tempo final - tempo inicial) gasto para percorrer o trajeto. Matematicamente: Vm= ΔS/Δt
Equação do Movimento Retilineo Uniforme; A equação que define o MRU, é S=so+Vt, onde S=espaço percorrido So=espaço inicial v=velocidade t=tempo (instante)
Graficos do MRU: Gráfico S x t : Ao observar que a função horária do espaço no movimento uniforme é do 1º.