Samuel
A adoção de posturas de trabalho rígidas, associadas a esforço físico com contrações musculares estáticas de longa duração e a esforço muscular, apresenta consequências graves para a saúde dos trabalhadores a médio e longo prazo.
Desta associação resulta o aparecimento de sintomas como inflamações articulares e tendinosas, degeneração crónica das articulações, dores musculares e problemas vários ao nível dos discos intervertebrais, destacando-se as lesões músculo-esqueléticas.
2. Movimentação manual de cargas
A manipulação de cargas (levantamento, deslocação e transporte) é responsável pela maioria dos problemas de coluna que se verificam nos indivíduos, afetando fundamentalmente os trabalhadores da indústria.
3. Movimentos repetitivos e atividades monótonas
Os problemas de saúde derivam precisamente da exigência simultânea entre os gestos repetitivos e a necessidade de atenção.
No domínio dos fatores de risco ergonómico, nomeadamente a movimentação manual de cargas, as posturas adotadas e os movimentos altamente repetitivos, apresentam elevada correlação com distúrbios físicos como é o caso dos problemas musculoesqueléticos.
5
2.3. Prevenir os Riscos Ergonômicos (Medidas Recomendadas)
• Organizar o trabalho para que os trabalhadores possam realizar mais de uma atividade em postura alternada (pé/sentado);
• Adaptar a altura do plano de trabalho e criar espaço suficiente para movimentar os membros inferiores;
• Os trabalhadores devem realizar movimentos e exercícios que possibilitem a circulação sanguínea;
• Evitar todas as posições de trabalho inclinadas que exijam esticões ou compressões de estrutura óssea e muscular;
• Evitar manter os membros superiores em posições elevadas, principalmente acima do nível do coração;
• Evitar as tarefas que obriguem a que o punho se mantenha, por