Salmonella
priscila falcão de melo
salmonella
medianeira
2014
priscila falcão de melo
salmonella
Orientadora: Prof. Dr. Marcia Alves Chaves
Medianeira
2014
1. INTRODUÇÃO
A Salmonella é conhecida há mais de 100 anos e o termo é uma referência ao cientista americano chamado Salmon, que descreveu a doença associada à bactéria pela primeira vez. Atualmente a salmonella é um dos principais motivos de doenças por infecção alimentar mundo todo e uma causa significativa de morbidade, mortalidade e perdas econômicas.
Este trabalho tem como objetivo estudar a interação da salmonella com o alimento e com o homem.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Salmonela
As bactérias Salmonella foram nomeadas pelo seu descobridor Daniel Salmon (1850–1914). Possuem a forma de bastonetes, são gram-negativos, anaeróbicos facultativos, não formados de esporos, pertencentes à família Enterobacteriaceae. São móveis devido à presença de flagelos e peritríquios ou imóveis. Produzem ácido e gás devido à glicose e a utilização de outros carboidratos. São catalase positiva e oxidase negativa. Resistem à dessecação e ao congelamento, podendo sobreviver no ambiente em períodos que variam de meses a anos. Seu habitat normal é o trato intestinal do ser humano e de alguns animais especialmente aves domésticas e gado.
Quase todos os membros do gênero Salmonella são potencialmente patogênicos e existem diversos testes bioquímicos e sorológicos para isolar e identificar esta bactéria.
Taxonomistas consideram estes micróbios pertencentes a duas espécies: Salmonella bongori e Salmonella entérica.
A Salmonella bongori foi isolada inicialmente em um lagarto na cidade de Bongor. É predominante em animais de sangue frio, raramente é encontrado em seres humanos, apresenta apenas a subespécie bongori.
A Salmonella entérica é