Salmonella
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E SUAS TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIENTOS
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Alana Martins
Ananda Chuproski
Brenda Silva
Bruna Lustoza
DETECÇÃO DA Salmonella
Ponta Grossa
2014
Alana Martins
BertieneLack
Brenda Silva
Bruna Lustoza
Jessica Delinski
DETECÇÃO DA Salmonella
Relatório parcial da detecção de Salmonella
presente na massa de pão de queijo da matéria de Microbiologia.
Prof.º Viviani Borsato
Ponta Grossa
2014
INTRODUÇÃO
A Salmonella spp. é uma bactéria entérica responsável por graves intoxicações alimentares, sendo um dos principais agentes envolvidos em surtos registrados em vários países(TESSARI;CARDOSO;CASTRO; 2003). A sua presença em alimentos é um relevante problema de saúde pública que não deve ser tolerado nos países desenvolvidos, e principalmente nos países em desenvolvimento, porque os sinais e sintomas podem ser mal diagnosticados, sobrecarregando ainda mais todo o sistema de saúde(FLOWERES;1988). Devemos ressaltar que a maioria dos sorotipos desse gênero são patogênicos ao homem, apresentando diferenças de sintomatologia em decorrência da variação no mecanismo de patogenicidade, além da idade e da resposta imune do hospedeiro(TRABULSI;2004)
As salmonelas são microrganismos que estão largamente dispersos na natureza, que povoa o tubo digestivo de mamíferos, aves répteis. Encontram-se classificadas entre as enterobactérias no grupo Salmonelleae, de que participam os gêneros Salmonella, Citrobacter e Arizona. Discorre-se de bacilos gram-negativos, de crescimento fácil nos meios de cultura, que são definidos por características bioquímicas comuns.
Este grupo é destruído pela pasteurização e quando expostas durante 15 a 20 minutos à temperatura de 60º C; no entanto conservam o poder de infecção no gelo durante muitos meses e mantém-se vivas durante várias semanas em águas