Salmonella
1. Índice de Imagem Imagem 1 11
2. Índice de Tabela Tabela 1 10
3. INTRODUÇÃO
O gênero Salmonella deve o seu nome a Daniel Elmer Salmon, bacteriologista veterinário que junto com Theobald Smith, isolaram e descreveram, pela primeira vez, o que chamavam de bacilo da peste suína, em 1885 , porém os surtos de salmoneloses humana foram relatados pela primeira vez por Gaffky em 1880.
As Salmonellas localizam-se primordialmente no trato gastrointestinal das aves em geral, de mamíferos domésticos e silvestres, sem provocar, na maioria das espécies hospedeiras, manifestação de sintomas. Animais de estimação são considerados principais reservatórios das Salmonellas do tipo enteritidis.
Muitos estudos têm demonstrado que a Salmonella pode apresentar-se simultaneamente com muitos fatores com grau patogênico elevado quando causam doenças ao homem. Os alimentos e água contaminados por Salmonella constituem a fonte primária de infecção humana por estes patógenos.
4. Epidemiologia
Pode-se considerar atualmente a Salmonella como sendo um dos microrganismos mais frequentes envolvidos em casos de doenças de origem alimentar pelo mundo, em média, a cada 100.000 pessoas 20 pessoas contraem Salmonella por ano, afetando com mais frequência crianças pequenas e idosos.
Hábitos alimentares influenciam a epidemiologia das salmoneloses. A preparação e o armazenamento de grandes quantidades de alimentos, manuseio e controle inadequados, e ainda temperaturas desfavoráveis são condições que propiciam o aparecimento de contaminações deste tipo, e favorecem o processo multiplicativo da Salmonella.
A contaminação pode ocorrer de duas maneiras: Por contaminação cruzada, onde os alimentos podem ser contaminados através