Humana
Título: “Reinventando o Governo”
Autor: Ricardo Barbosa da Silveira e Antonio M.A. Calil
Professor Responsável: Prof. M.Sc. Durval Corrêa Meirelles
Número de Páginas: 17
A. GOVERNO CATALISADOR: NAVEGANDO EM VEZ DE REMAR
A administração pública deve entender sua função cada vez mais como catalisadora e facilitadora, definindo s problemas, para reunir recursos que outros usarão a fim de solucionar estes problemas .
Essa concepção contradiz com a maneira como os governadores e prefeitos interpretam seu papel . Nos últimos cinqüenta anos , a maioria dos líderes públicos presumia que o papel do governos era unidimensional : coletar impostos e prestar serviços.
Na década de 70, poucos prefeitos, governadores ou legisladores poderiam conceber outro modo de governar, pois estavam presos à corrente dos impostos e serviços prestados. O sistema funciona bem enquanto a arrecadação cresce, mas quando a taxa de crescimento diminui, e a crise fiscal surge, a equação muda, e os políticos só enxergam duas saídas para os problemas – aumentar impostos ou dizer não. No Brasil, os líderes políticos da nação fugiram ao dilema aumentando a dívida externa e interna.
As restrições orçamentárias de diversas nações do mundo desenvolvido contribuíram para que houvesse uma mudança de rumo na postura dos governantes , os quais deixaram de ser meros supridores de serviços e envolveram-se diretamente na busca de novos negócios que beneficiassem as suas administrações envolvendo parcerias com o setor privado.
4
Ao estudar a atividade governamental nos Estados Unidos, encontramos não menos de 36 alternativas distintas para a prestação tradicional de serviços ao público – 36 instrumentos diferente à disposição dos governos. Algumas delas, como a regulamentação, a política tributária, a contratação, a doação, são antigas e bem conhecidas . Outras, no entanto, são surpreendentes . Encontramos governos que fizeram investimento de capital de risco,