Humana
Para o começo de um o processo digestico é necessario termos uma cavidade bucal onde são ingeridos os alimentos. É atravez dela que podemos produzir os sons para se comunicar.
Algumas espécies de protozoários como, por exemplo as amebas, ingerem o alimento envolvendo-o e levando-o para o interior da boca. Outros microorganismos possuem diversos orifícios bem delimitados nos quais colocam os alimentos com a ajuda de correntes provocadas por cílios.
Visto que abodarei sobre a cavidade bucal tenho como objectivo falar da constituição da boca, as suas funções, vantagens e desvantagens.
Constituição da Boca humana
A boca humana é constituída pelos dentes e pela língua, que misturam e transformam os alimentos em bolo alimentar, ao envolvê-los em saliva.Os dentes não são todos iguais.Conforme a sua função cada dente tem uma forma diferente.
Dente é uma estrutura dura, saliente e esbranquiçada composta por polpa, dentina e esmalte que é implantada no maxilar e na mandíbula (ou arcada dentária no ser humano) de muitos vertebrados. É usado para cortar, prender e triturar alimentos, preparando-os para serem deglutidos.
Um humano adulto tem normalmente 32 dentes, dezesseis na mandíbula e dezesseis na maxila. Os quatro incisivos servem para cortar, por isso são bastante afiados e estão na frente da boca.
Dois caninos, um de cada lado (sendo quatro no total) servem para rasgar, por isso são muito pontiagudos.
Os quatro pré-molares servem para triturar, são rugosos e ajudam-nos a desfazer a comida.
Os seis molares servem para moer, são grandes, quase lisos e desfazem a comida em bocadinhos muito pequenos, estão no fundo da boca.
Entre os seis meses e os três anos, toda a dentição humana temporária, também chamada "de leite" ou decídua, está formada. É composta por 20 dentes, 10 na mandíbula e 10 na maxila, e é trocada dos seis aos onze anos. O último a cair é o segundo molar decíduo. O siso - o terceiro molar - costuma aparecer aos 21