Salmonella
As salmonellas sp são bactérias gram-negativas, não esporuladas e móveis com flagelos peritriquios, facultativamente anaeróbia, e em forma de bastonete, que utiliza citrato como única fonte de carbono,pertencema família das enterobacterias, as espécies mais conhecidas são : S. typhi e S. paratyphi, A, B, C.
Habitat:
Intestinos do homem e de animais, alimentos de origem animal, gema de ovo.
Disseminação:
Alimentos, principalmente de origem animal, carnes preparadas, aves, ovos, derivados do leite, produtos de panificação, saladas diversas.
Principais alimentos onde podem estar presentes:
Maionese, Aves e carnes, Frutos do mar, Gema de ovo, Alimentos mal cozidos ou mantidos em temperatura inadequada.
Fatores de virulência
A transmissão de salmonella sp,ocorre, usualmente, pela via oral.Existem também suspeitas de infecção via membranas mucosas, conjuntivas e pelo trato respiratório superior. A ocorrência da doença entérica se dá com a colonização do intestino delgado distal e início do cólon. Desequilíbrios da flora intestinal e peristaltismo reduzido são alguns dos fatores que colaboram para a colonização das salmonelas.
A capacidade de um microrganismo de obter sucesso na invasão de seus hospedeiros está diretamente ligada aos seus fatores de virulência,como as fímbrias, as proteínas efetoras, os lipopolissacarídeos e os antígenos de superfície. As fimbrias estão relacionadas à adesão em diferentes células epiteliais e possivelmente, à matriz celular,e com isso facilita a entrada e também permanência das bactérias no organismo alvo .As proteínas de superfície estão associadas à colonização do ceco e na excreção prolongada de salmonella sp. nas fezes. Além disso, os sorotipos de salmonella sp,tem a capacidade de sobreviver e se multiplicar também nos macrófagos, fato que ajuda na sua manutenção e replicação no hospedeiro .A patogênese da salmonella sp,está diretamente ligada com a translocação de proteínas