Rétoria discurso
No discurso analisado em aula podemos verificar que o orador utiliza um discurso epidíctico possuindo assim um estilo médio e elevado. O estilo médio tem como objectivo obter a atenção e afeição do público-alvo e o estilo elevado é utilizado para comover e persuadir.
O público-alvo é o povo dos E.U.A que está a ouvir este discurso que transmite um compromisso para uma mudança do sentimento geral quanto á guerra, invocando a independência e liberdade como podemos comprovar no último paragrafo “Cumpre-nos…”.
Seguidamente, os meios de persuasão existentes neste discurso são logos, ethos e pathos. Logos é representado como o apelo à razão da morte e pretende chamar a atenção para a luta da liberdade dos E.U.A, há entimemas que são argumentos, realidades dose o tempo do discurso é essencialmente no presente tal como podemos ver no 2º parágrafo, “Encontramo-nos atualmente…”. Ethos, o conjunto de características do orador, é dado a conhecer como humilde, patriota e modesto ao afirmar que suas palavras serão esquecidas. Último meio de persuasão, pathos, representam todas as emoções que ele explora através do exemplo e simultaneamente recorre a elogios aos soldados que morreram pela pátria, lutando pela liberdade do seu país. E ao longo do discurso, o orador usa muito a 2ª pessoa do plural “nós” fazendo com que o público-alvo se sinta complemente envolvido neste discurso, assim conseguindo o orador maior atenção e interacção do público.
A invenção presente tem conteúdos suficientes que possam apelar à atenção do público para reagir às intenções do orador, tendo uma organização simples e compreensível e quanto à elocução e à acção não podem ser descritas porque no texto não é possível detectar se foi bem elaborado ou não.