Supremo tribunal
1. Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retire do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
Editorial publicado no jornal Folha de São Paulo em 20/08/2012. O ponto de vista do autor, ele faz duras críticas a demora do rito processual do sistema judiciário e as práticas de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal que tendem adiar o curso do processo dos acusados do mensalão. O tema trata-se da morosidade no processo judicial graças a linguagem empolada. Trechos que retrata o tema: ``Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no judiciário, no Supremo, ainda mais no julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu``. Argumentos do tema: `` Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retória mais objetiva, direta e sucinta. Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo Tribunal Federal´´. ``A prolixidade nos processos, somou-se a loquacidade fora deles. O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim, prestavam contas e faziam do judiciário um poder menos fechado´´.
2. Leia os seguintes trechos retirados do editorial: a. “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
b. “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
3. Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos