Modelos Atômicos
Nós, seres humanos, somos seres curiosos que nunca estão satisfeitos, todos temos a curiosidade de descobrir de onde, do que e de como viemos para este mundo, e foi com essa mesma curiosidade que descobriu-se do que somos feitos, de Átomos. E com isso convencionou-se a Teoria dos Modelos Atômicos, o que será tema no desenvolvimento deste trabalho de pesquisa. Irá ser citado as ideias de John Dalton, Ernest Rutherford, Niels Böhr, J. J. Thomson e Sommerfield, e mais além, modelos atômicos da atualidade.
DALTON... Depois de muito trabalhar com evidências experimentais, John Dalton, a partir do século XIX, retomou a ideia de Demócrito a qual defendia a hipótese de que toda a matéria era constituída por pequenas partículas indivisíveis, denominadas átomos, e propôs em 1808 uma teoria atômica, criando o primeiro modelo atômico científico.
Esta teoria atômica diz:
1. A matéria é constituída de pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis denominadas átomos.
2. Um conjunto de átomos com a mesma massa e tamanho apresenta as mesmas propriedades e constitui um elemento químico.
3. Elementos químicos diferentes apresentam átomos com massas, tamanhos e propriedades diferentes.
4. A combinação de átomos de elementos diferentes, em uma proporção de números inteiros, origina substâncias diferentes.
5. Em uma reação química, os átomos não são criados nem destruídos: são simplesmente rearranjados, originando novas substâncias.
Para sua apresentação, Dalton substituiu os antigos símbolos químicos da alquimia por novos e criou símbolos para outros elementos que não eram conhecidos pelos alquimistas. O Modelo Atômico de Dalton nos conclui que toda a matéria é constituída por átomos de mesmo elemento ou de diferentes elementos químicos.
A substância formada por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico é classificada como Substância