Estabelecimento de preceitos
Vimos que no decorrer do estudo existe um propósito no que diz respeito a teoria da literatura, cuja posição é determinar padrões com o intuito de orientar a fabricação literária. Simbolizam esse propósito a retórica e a poética, duas disciplinas oriundas da Grécia clássica e que são as mais antigas no âmbito dos estudosliterários.
Retória ou a arte de bem falar, valorizada ao extremo pelos antigos tem a intenção de organizar e convencer através da argumentação. Historicamente a composição do discurso era dividida em cinco partes; a invenção, a disposição, a elocução, a pronunciação e a memória, cada uma com sua particularidade que era respectivamente, a fase de recolha de argumentos, organização dos argumentos, exprimir o pensamento por meio de palavras, pronunciar e articular as palavras e por fim incubir à memória.
A medida em que a retórica reduz a limites mais estritos sua área de atuação, a poética vai entrelaçando-se a ela, sendo assim, perdendo o seu primordial sentido, a oratória, fixando-se apenas aos moldes da palavra escrita.
A poética ou artede elaborar composições poéticas, como disciplina teórica é o estudo das obras literárias, em particular as narrativas. Surge também na Grécia clássica ante a filosofia com Aristóteles, que trata de alguns conceitos importantes, tais são: a mimese que baseia-se no emprego do discurso e essencialmente na imitação do gesto, voz e palavra de outrem; a verossimilhança que designa a idéia de que aquilo que é narrado se assemelha à realidade; a catarse é o meio através da qual o homem purufica sua alma experimentada por situações fortes do homem e a modalidade ou gêneros lierários que nada mais é que a saparação entre comédia, fábula, epopéia, tragédias e outras.
O caráter normativo ligado de modo íntimo e necessário entre retórica e poética é o esforço de ambas para fixar padrões e formalidades diante à produção literária e a sua apreciação. Com valores literários atrelados ao