Fichamento
Nenhuma outra arte possui esta função, porque as demais artes têm, sobre objeto que lhes é próprio, a possibilidade de instruir e de persuadir: a retórica não poderia ser uma ética, pois ela não entra no mérito daquilo que está sendo dito, mas, sim, no como aquilo que está sendo dito o é de modo eficiente.mostrando,regras gerais a serem aplicadas nos discursos persuasivos
Persuadir:, é sinônimo de submeter, daí sua vertente autoritária per +suadere = aconselhar.
É possível que o persuasor não esteja trabalhando com uma verdade, mas tão-somente com algo que se aproxime de uma certa verossimilhança ou simplesmente a esteja manuseando.
Persuadir não é apenas sinônimo de enganar, mas também o resultado de certa organização do discurso que o constitui como verdadeiro para o receptor.
Ler sobre retoria moderna (17)
O autor mostra o uso das figuras de linguagem,tendo como utilidade criar um efeito no qual chama-se a atenção do leitor,apresenta a metonimia e metafora como as mais utilizadas. as figuras são utilizada para criar efeitos ideológicos.
Apresenta o signo para reconhecer os tipos de discurso
Numa síntese: o signo forma a consciência que por seu turno se expressa ideologicamente.
tipos discursivos:Lúdico,polêmico,autoritário,
Discurso religosoUma das formações discursivas mais explicitamente persuasivas é a religiosa:
Retomando agora os fragmentos de Machado de Assis e de Aluísio Azevedo, é possível deduzir que, no primeiro caso, a ambigüidade do signo permite que a leitura se abra, que as significações brotem num ritmo que permita fugir dos limites impostos pelo discurso persuasivo; o leitor pode participar da aventura da descoberta dos sentidos presentes no texto. No segundo caso, o signo se fecha, os sentidos passam a ser controlados pelo narrador. O fim último do fragmento de Aluísio