A formação acadêmica e a atuação profissional do secretário executivo
Resumo
Neste trabalho analisou-se as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) instituídas pelo MEC para os Cursos de Graduação em Secretariado Executivo, e a partir delas investigou-se a
Formação Acadêmica ofertada pelo Curso de Graduação em Secretariado Executivo da
Universidade Estadual de Londrina (UEL) através de sua Grade Curricular, Ementas e Projeto
Pedagógico. Constatou-se a importância e exigência da composição e acompanhamento do
Projeto Pedagógico fundamentado nas deliberações das DCN como garantia para o Curso de
Secretariado Executivo da UEL e demais Instituições de Ensino Superiores, alcançar e proporcionar capacitação, habilitação e formação substancial, qualitativa e competitiva.
Palavras-chave: Secretário Executivo. Atuação Profissional. Formação Acadêmica. DCN.
1 Introdução
A Profissão de Secretariado Executivo venceu muitos desafios, participou de mudanças importantes no cenário organizacional mundial e adaptou-se às constantes inovações e alterações mercadológicas.
No Brasil, a profissão acompanhou e correspondeu à altura às novas exigências e imposições do mundo do trabalho, superou as infundadas previsões de extinção e iniciou o Século XXI atendendo e possuindo todas as habilidades necessárias para se consolidar no mercado globalizado. Todas as conquistas resultaram de muita luta e ações em prol do respeito e reconhecimento da profissão. Por intermédio dessa luta e da atuação da classe secretarial a profissão foi Regulamentada em 30/09/1985 pela LEI nº. 7.377/85 e complementada através da LEI nº. 9.261/96, possibilitando um ganho incondicional para a categoria.
Com a aprovação da Lei e imposições mercadológicas a Formação Acadêmica se tornou obrigatória para a superação, atendimento e acompanhamento das constantes mudanças.
Assim, os Cursos de Graduação em Secretariado Executivo se viram obrigados a reformularem seus currículos periodicamente para