Ruídos e Vibrações
O que é Ruído?
Normalmente é um som “indesejável” para uns as vezes não para outros, trata-se de um estímulo auditivo. EX: O “bip” de uma máquina pode fazer sentido para o operador que está nela, e apenas ser um ruído para um trabalhador que está passando perto dela.
Tecnicamente ruído é uma mistura de vibrações em escala logarítmica que é calculada na unidade Decibel (dB). Somos capazes de perceber grande faixa de intensidade sonora desde próximo de 0 até (130 dB).
1.1 Funcionamento do Ouvido Humano
As vibrações são transmitidas para o interior da cóclea pelo tímpano e pelos três ossículos: Martelo, bigorna e estribo que funcionam como amplificadores.
Células ciliadas do ouvido interno indentifica a frequencia e envia ao cerébro através do nervo auditivo na forma de impulsos elétricos.
1.2 Surdez Provocada pelo Ruído
Temos duas formas de surdez:
- Surdez de condução Redução da capacidade de transmitir vibração do ouvido externo para o interno. Fatores: Acúmulo de cera, infecção, perfuração no tímpano.
- Surdez Nervosa Ocorre no ouvido interno é consequência da redução da sensibilidade das células nervosas. Ocorre nas faixas de frequência acima de 1000 Hz em sons agudos e com pessoas de idade acima de 40 anos, sendo que os homens apresentam perda auditiva mais rápida que as mulheres.
1.2.1 Surdez Temporária ou Permanente Uma exposição diária durante a jornada de trabalho ou em uma festa com som muito elevado, pode provocar surdez temporária, mas com o descanso diário pode desaparecer, porém o descanso pode não ser suficiente se fatores como frequência, intensidade e tempo de duração forem elevados, pode-se ter um efeito acumulativo e a surdez temporária se transformar em permanente.
1.2.2 Curiosidade Substâncias químicas como o Tolueno podem causar distúrbios de equilíbrio. É a primeira manifestação da ação neurotóxica dos solventes industriais. Dados sobre os efeitos do tolueno na audição originaram-se principalmente em