Som e Ruído
O ouvido está dividido em três partes: externo, médio e interno. O som é reunido e localizado pelo ouvido externo. É transmitido pelo ouvido médio, que ajuda também na proteção do ouvido interno de som excessivo. O ouvido interno detecta o som. As ondas sonoras são convertidas em impulsos nervosos ao longo do nervo auditivo e transmitidas ao cérebro.
Quando os seres humanos ouvem um som, ouvem vários fatores, todos eles contribuindo para a capacidade de extrair significados do mesmo. Ouvem volume, duração, atenuação, freqüência, timbre, brilho, calor, etc. É a relação entre estes fatores que permitem interpretações sofisticadas tais como a localização de fontes sonoras e a sua identificação.
A pressão do som é subjetivamente percebida como altura.
A freqüência de um tom é o número de flutuações de pressão, ou vibrações, por segundo, expressa em Hertz (Hz). A maioria dos sons contém uma mistura de tons de diferentes freqüências, se as freqüências altas predominam, percebemos como um som de tonalidade alta e vice-versa.
A freqüência é subjetivamente percebida como tonalidade.
A unidade física da pressão dom som é o micropascal (µPa). O som mais fraco que o ouvido saudável de uma pessoa pode detectar está em torno de 20 µPa. No, entanto, o ouvido também pode tolerar pressões sonoras um milhão de vezes mais altas. A faixa de audição compreende todo som, desde o murmúrio de um riacho até o ruído de um avião a jato.
ÓRGÃOS DA AUDIÇÃO
A sensação da audição é produzida quando as ondas sonoras passam através da passagem auditiva externa do canal auditivo, depois através do ouvido médio, e finalmente pelo ouvido interno.
Após atingir a orelha, são encaminhadas para o interior do canal auditivo, local onde está localizada uma fina membrana que é chamada de tímpano. O tímpano é muito delicado e sensível, de modo que pequenas variações de pressão são capazes de colocá-lo em estado de vibração. Essas vibrações são transmitidas a um conjunto de