O lugar do Sujeito e do Social
A psicologia social procura entender como as manifestações comportamentais resultantes da interação de um individuo com o grupo podem influenciar este frente aos estímulos sociais, ou seja, procura entender o comportamento social e a independência de cada indivíduo dentro do grupo e como isto influencia a relação entre os membros deste grupo. Ao final estabelece-se uma mediação entre o social e o individual.
O social é a soma dos individuais e por si só não existe. É o que chamamos de grupo. Dentro deste grupo cada indivíduo mantém sua unidade e singularidade sem se relacionar com os outros. O social é algo que não pode ser entendido sem que haja um grupo. É representado pela mediação sujeito-objeto-outro e procura explicar a relação existente entre a comunicação do sujeito com o outro.
A relação entre sujeito-objeto-outro é mediada pela linguagem e pela comunicação e interação social. É nesse contexto que o sujeito e sua relação com o objeto (pessoas, palavras etc) se estabelece, se constitui. A linguagem assume função de mediadora da relação do triangulo-sujeito-objeto-outro, fazendo um elo entre o sujeito e o mundo das relações sociais em que está inserido ou que deseja inserir-se.
A linguagem é um meio de comunicação e de controle do próprio